Lidar com pessoas nunca será uma tarefa simples, mas gerenciar e solucionar conflitos dentro das equipes é uma missão importante do RH. Afinal, um bom ambiente de trabalho é a garantia de pessoas motivadas e maior produtividade no dia a dia.
É normal, até certo ponto, que se ocorram conflitos, porém a presença constante de atritos pode dificultar o dia a dia corporativo.
Resolver essas divergências é uma tarefa complexa, uma vez que envolve aspectos pessoais, o contexto organizacional e diversas outras variáveis. Sendo assim, como encontrar boas estratégias para a gestão de conflitos na empresa? Descubra a seguir:
Encontre a Causa Raiz do Problema
É muito importante ouvir todas as partes envolvidas, buscando extrair as reais razões do problema. Esteja atento às contradições, semelhanças e diferenças de ponto de vista. Com isso, você terá mais ferramentas para compreender as causas da divergência.
Incentive Feedbacks Diretos
O grande diferencial do feedback é que ele tem o propósito de ajudar o outro a se desenvolver. Ele é um retorno sobre alguma postura ou sobre o desempenho de tarefas, podendo ser tanto positivo quanto negativo. Mas, é importante ressaltar que o feedback deve ser feito sempre com uma proposta construtiva, tendo o objetivo de impulsionar o outro para o crescimento. Os feedbacks diretos podem ajudar tanto a resolver quanto a evitar conflitos na equipe.
Estimule o Diálogo
Dar um tempo para que os envolvidos possam se tranquilizar e dialogar sobre o assunto, não significa que você esteja postergando a resolução do conflito, mas sim, que está buscando melhores condições para trabalhar a dificuldade.
Invista em uma Boa Comunicação
Desenvolver bons recursos para trocar informações na empresa é fundamental para uma boa gestão de conflitos. Invista nas reuniões, canais para transmissão de dados e recursos tecnológicos. Dessa forma, você consegue evitar divergências e resolver os problemas que surgem com mais facilidade.
Revise sua Política de RH
Há quanto tempo você não atualiza a política de gestão de pessoas da sua empresa? Este conteúdo deve estar sempre à mão e passar por revisões regulares. É preciso que a gestão esteja adaptada às mudanças de mercado e também a novos movimentos dentro do próprio negócio.
Gestor é Exemplo
Suas ações são mais importantes do que as recomendações que você dá à sua equipe. Se, como gestor, você tem dificuldades em lidar com seus pares ou superiores, vale lembrar que esse comportamento está sendo observado e servirá como referência.