Um dos grandes problemas na gestão de Recursos Humanos é o de reter profissionais qualificados. Para isso, não basta garantir salários e benefícios. Os novos profissionais querem além dessas comodidades: eles buscam fazer a diferença em empresas com propostas mais condizentes com seus objetivos pessoais.
Para evitar questões como alta rotatividade de funcionários, desmotivação, falta de qualificação, dentre outras, muitas companhias passaram a investir estrategicamente em programas de retenção de talentos e a direcionar seus esforços para manter aqueles que já fazem parte do seu quadro de funcionários. Abaixo veremos algumas das estratégias de RH para a manter bons profissionais na empresa.
MAPEAMENTO DE PERFIL
O mapeamento permite traçar o perfil da equipe de uma maneira profissional e segura. Construir um banco de talentos mapeado facilita a alocação estratégica de pessoas de acordo com as necessidades da empresa. A realocação é feita de forma mais inteligente e sem correr o risco de perder colaboradores competentes.
INVESTIR EM CAPACITAÇÃO
Colaborar parar o desenvolvimento profissional do funcionário por meio de cursos, especializações e graduações é uma das melhores estratégias para retenção de talentos. O colaborador beneficiário de ações como essas se sente importante para a empresa e, na maioria das vezes, valoriza esse tipo de iniciativa com um maior comprometimento com o local de trabalho.
PLANEJAR O RECRUTAMENTO
Antes de contratar um profissional para a empresa, identifique as necessidades da vaga e qual tipo de talento falta na equipe. Verifique se não há algum talento interno que possa suprir a demanda sem comprometer o andamento da rotina. Não precisa ser um plano muito elaborado, mas algo que evite que a pessoa errada seja recrutada para um determinado cargo. Fazer esse planejamento pode poupar muito tempo e dinheiro da empresa.
TRABALHAR A LIDERANÇA
O líder empresarial possui a responsabilidade de manter seus colaboradores motivados e dar o melhor exemplo sempre que possível. Portanto, uma das ações de gestão de RH que ajuda a reter talentos é trabalhar as habilidades e as competências do líder, para que ele consiga cumprir o seu papel da melhor maneira possível, incentivando constantemente seus funcionários e valorizando o bom trabalho.
FOCO NA PRODUTIVIDADE DA EQUIPE
Assim como é boa para a empresa, a produtividade também serve como combustível para os colaboradores. Uma equipe vencedora cria um senso de urgência, aumenta a autoestima e promove entusiasmo. Além das medidas já mencionadas, um gestor pode fomentar a produtividade com outras atitudes:
– Estabeleça uma comunicação eficiente por meio de canais que facilitem a troca de informações.
– Forneça feedbacks a partir de avaliações do trabalho, para corrigir falhas e implementar melhorias. As avaliações devem ser realizadas tanto individualmente quanto com toda a equipe. Isso vale para aspectos positivos e negativos.
– Busque a complementariedade, conscientizando seus funcionários sobre a importância das competências de cada um, para que a equipe alcance bons níveis de produtividade. Mostre como eles podem trabalhar em conjunto pelo
bem comum.
– Utilize a tecnologia para fornecer infraestrutura, otimizar os processos e melhorar a performance do seu time de colaboradores.
A retenção de talentos é um grande desafio, por isso, investir em ferramentas e estratégias que ajudem nessa tarefa pode ser a chave para ter colaboradores mais comprometidos e motivados, evitando perder esses profissionais para a concorrência.