Um plano de negócios é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. É o instrumento ideal para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor, o que propicia segurança para quem quer iniciar uma empresa com maiores condições de êxito ou mesmo ampliar ou promover inovações em seu negócio.
COMO ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIOS?
O plano deve possuir uma estrutura básica que proporcione o entendimento completo do negócio. As seções devem seguir uma sequência lógica que permita a qualquer pessoa entender os objetivos da empresa, como ela será organizada, quais os produtos e serviços, qual é o mercado, qual será a estratégia de marketing e a situação financeira.
1. SUMÁRIO EXECUTIVO
Todo plano de negócio começa pelo sumário executivo, mas é recomendável que deixe o seu preenchimento por último, já que ele é um resumo do plano geral. Além disso, deverá conter:
– Descrição da Empresa;
– Diferenciais Competitivos;
– Missão;
– Perfil dos Empreendedores;
– Produtos e Serviços;
– Mercado de Atuação;
– Localização;
– Investimento Inicial;
– Forma Jurídica;
– Enquadramento Tributário.
O seu sumário executivo deve ser simples, além de destacar os pontos mais importantes e fornecer uma visão geral do planejamento.
2. ANÁLISE DE MERCADO
Este é o tópico principal. Nele será identificado se há demanda para o produto/serviço que pretende fornecer e analisar o nicho de mercado (grupo de clientes com características semelhantes) que será atendido.
Com as informações adquiridas após traçar o perfil do consumidor, será possível definir os canais de distribuição, ações promocionais, planos de comunicação e política de preços. Os concorrentes também deverão ser avaliados, levando em conta o seu posicionamento no mercado, o tipo de produto/serviço que eles oferecem e como oferecem, suas características e benefícios e porque os clientes compram/deixam de comprar deles.
Por fim, busque informações sobre os fornecedores e a reputação deles no mercado, e mantenha um cadastro atualizado com contato, preços, condições de pagamento e entrega de cada um deles.
3. PLANO DE MARKETING
É a forma estruturada de como a empresa vai ofertar os produtos/serviços. No plano de marketing, você deve informar uma descrição completa dos produtos e serviços, a qualidade e utilidade e como você vai se diferenciar dos concorrentes. É nessa parte que você vai detalhar as formas de divulgação da empresa.
4. PLANO OPERACIONAL
Este plano define como a empresa vai desenvolver ou comercializar os produtos/serviços. Deve-se relacionar os equipamentos que serão utilizados, quantidades de pessoas para as atividades e o tempo demandado para cada etapa.
5. PLANO FINANCEIRO
Caso tenha concluído que o negócio é viável, então está na hora de definir o investimento de implantação. Para o investimento inicial, deve-se levar em conta:
– Investimento Fixos;
– Investimentos Pré-Operacionais;
– Capital de Giro;
– Demonstrativo de Resultados;
Com o plano financeiro, é possível calcular o ponto de equilíbrio, que é o faturamento mínimo para a empresa não ter prejuízos, permite conhecer o prazo de retorno do investimento, ou seja, o tempo que será necessário para recuperar o capital investido, e conhecer também a lucratividade da empresa, que é o lucro comparado com a receita total.
Estes são alguns dos tópicos importantes durante a elaboração de um Plano de Negócios. Montar um plano bem feito é importante, pois esta ferramenta gera informações valiosas que só irá agregar vantagens ao seu negócio.
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