O PERFIL DO CLIENTE DO SÉCULO XXI
Você conhece o perfil do seu cliente? Sabe como ele se relaciona com a sua empresa?
Nos últimos anos tivemos uma mudança absurda no comportamento de Compra e de Atendimento dos Clientes, e estas mudanças implicaram diretamente na forma de Venda e Desenvolvimento de novos produtos, exigindo maior atenção das empresas na hora de se relacionar com seu público.
As principais diferenças entre o cenário atual e o século XX é que as relações de compra e venda no século passado eram marcados essencialmente pelo vínculo entre cliente e a empresa, hoje, no entanto, as pessoas não se prendem tão facilmente a uma marca, e uma das principais mudanças no relacionamento entre empresa e cliente da era digital é o uso das mídias sociais.
Mas afinal como é o Perfil deste Cliente do Século XXI?
O cliente do Século XXI é mais ativo, ele esta em busca de informações e experiências, tem mais atitude, participa na formação de opinião, na indicação de novos clientes e, por consequência, na consolidação da marca e da empresa. É preciso compreender o Cliente para poder saber o que ele quer e só depois oferecer algo.
Tendo mais informação, o Cliente que antes tinha um comportamento mais passivo, aguardava as informações chegarem até ele, hoje ele busca constantemente novidades, tanto de produtos quanto na forma de se comunicar com as empresas, ele sabe exatamente o que quer e como quer, está mais exigente, conhece as diferenças de preço, características do produto ou serviço, etc.
Com mais informações o Cliente se torna ainda mais crítico em relação a forma como ele é atendido e se algo o desagradar no atendimento aquele cliente que antes reclamava ou criticava sua empresa para 5 ou 10 amigos, hoje ele gera conteúdo, cria um vídeo ou um comentário nas redes sociais a respeito da sua insatisfação e a propagação da sua queixa se torna muito maior.
Diante desse cenário apresentamos a seguir algumas dicas de como lidar com esse perfil do cliente 4.0:
1- Seja presente nas redes sociais.
O consumidor 4.0 precisa se comunicar com a sua empresa independente do canal de atendimento, portanto é importante fazer com que a sua experiência seja a mesma, independente do canal escolhido.
2- Utilize uma comunicação mais direta.
O consumidor 4.0 espera sempre receber as informações de uma forma mais clara e direta, em mensagens curtas, mas que não tenha conteúdos raso.
3- Seja ágil.
Procure sempre entregar os resultados e soluções o mais rápido possível, esse perfil de cliente irá buscar sempre um atendimento instantâneo.
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