O que é?
Algo que se tornou importante no mundo das vendas é o relacionamento com os clientes, e apenas atender de forma corriqueira não é capaz de cativar alguém do seu público e muito menos fidelizá-lo em sua empresa.
Um atendimento de excelência pode ser entendido e aplicado de diferentes maneiras. Cada empresa tem seu contexto e sua aplicação, daí se cria a noção de Customer Success. O conceito se baseia em garantir a melhor experiência possível para seus clientes através da geração de valor.
Importância
Hoje em dia os clientes procuram por empresas que entendam e compreendam suas necessidades. Em um relacionamento impessoal fica muito difícil construir uma relação de confiança que possa trazer bons frutos, além de correr o risco de perder público para concorrentes que sabem fazer essa aproximação.
Construindo Relacionamentos
Construir uma relação pessoal e amigável com um cliente pode ser um grande desafio, mas não é necessário forçar simpatia e entusiasmo. Procure mudar a forma como enxerga cada atendimento. Praticar o Customer Success é uma mudança de mentalidade e consequentemente de hábitos.
Busque entender quem é o seu público e o que ele está procurando quando chega até você. Tire do seu cliente a sensação de ser só mais um e faça com que ele se sinta único.
Customer Success na Prática
Estratégias de CRM (Customer Relationship Management) agem lado a lado com o Customer Success e colocam o cliente como a peça mais importante da venda e não o produto/serviço. É você saber quem ele é, quais suas preferências e seu histórico dentro da empresa. Tudo isso é feito com o apoio de ferramentas que facilitam o desenvolvimento desse trabalho.
Modelos de atendimento como os que fazem o cliente repetir 3 vezes seus dados e ficar repassando suas dúvidas para mais de um atendente segundo o especialista Vicente Rodrigues da AVN Consulting são pouco efetivos e essas práticas estão morrendo. É completamente diferente de por exemplo, uma empresa que possui colaboradores ágeis, capacitados e que possam fornecer um atendimento personalizado para todo e qualquer tipo de situação.
Estes foram apenas alguns conceitos sobre Customer Success. Para mais detalhes sobre CRM, confira AQUI .
AVN Consulting – Vicente Rodrigues