Você mantém seus clientes? Consegue criar uma relação próxima com eles?
É de extrema importância a conquista de novos clientes, porém também é preciso saber mantê-los. Os consumidores são diversificados, suas vontades e necessidades mudam constantemente. Confira a seguir algumas dicas para estar cada vez mais próximo deles e poder criar um bom relacionamento:
* Conhecer bem a sua empresa e o seu produto (principalmente a parte da equipe de vendas) fazendo uma abordagem correta e que encante o cliente;
* Definir qual é a melhor abordagem para cada cliente, criando um atendimento mais personalizado;
* Solicitar um feedback, pós-venda e estar disposto a solucionar algum problema caso apareça;
* Evitar termos muito técnicos, utilizando uma linguagem clara.
* Ofereça diferenciais como programas de fidelidade, descontos, etc…
Como saber se o meu cliente está satisfeito?
O primordial de tudo é saber ouvi-lo, estar atento ao feedback ou se for feito contato por SAC estar disposto a atendê-lo de forma ágil e eficiente. É necessário também se preocupar com o pós-venda, manter contato via e-mail ou outros canais de atendimento, pesquisas de opinião… ou seja, mostrar ao cliente que se importa com a opinião dele.
Como conhecer melhor o meu cliente?
Faça pesquisas que contenha os dados principais dele, como idade, sexo, faixa etária, região que ele mora ou dados de visitas, como: porque ele chegou até a sua loja/ empresa, se ele encontrou o que queria, ou até mesmo perguntas mais específicas do seu segmento. As pesquisas poderão ser feitas através de cadastros, campanhas de e-mail, etc. É importante disponibilizar canais de contato com o cliente os quais estejam sempre em funcionamento.
Quanto mais detalhes forem obtidos ao conhecer o cliente, melhores resultados poderão ser conquistados. É essencial conhecer o comportamento do perfil do seu publico alvo e do mercado, estando atualizado dos novos acontecimentos, mudanças e tendências.
Com esse conhecimento em mãos você poderá partir para as estratégias de marketing ou saber quais melhorias nos atendimentos necessitam ser feitas.
Você pratica alguma outra ação de relacionamento com seus clientes? Compartilhe conosco!
Até Breve, Adriana Neves – Consultoria